NOTÍCIAS

Postado em 28 de Novembro de 2016 às 14h59

Dia do Síndico é marcado por jantar de confraternização

Institucional (33)Condomínios (14)Eventos (12)

Evento foi promovido pelo Secovi Sul/SC, nesta quinta, em Criciúma

Quase 250 síndicos de condomínios de todo o Sul catarinense participaram nesta quinta-feira, dia 24, de jantar comemorativo promovido pelo Sindicato da Habitação do Sul de Santa Catarina (Secovi Sul/SC). O evento aconteceu no Centro de Eventos Germano Rigo, em Criciúma.

Sorteios de brindes, além de muita descontração marcaram a noite, que contou com a animação do grupo Stylo Musical. A diretoria da entidade aproveitou o momento para reforçar o compromisso do Secovi Sul/SC com a profissionalização e o desenvolvimento do segmento regional.

“Além de ampliar a oferta de cursos e capacitações, nossa meta para 2017 é criar uma Câmara de Conciliação. O principal objetivo será solucionar, de maneira rápida e simples, os conflitos jurídicos relacionados ao mercado imobiliário”, anunciou o presidente Juarez da Silva Sabino.

O Dia do Síndico é comemorado oficialmente no dia 30 de novembro, próxima quarta-feira.

Jantar solidário

Os síndicos presentes no evento doaram cerca de 100 brinquedos que serão entregues pelo Secovi Sul/SC para o Grupo Arautos, de Siderópolis, para alegrar o Natal de crianças em situação de vulnerabilidade social.

Att,
Caroline Bortot - NBCom
Assessoria de Imprensa Secovi Sul/SC


Postado em 22 de Novembro de 2016 às 13h21

Profissionais do setor imobiliário participam de curso de capacitação

Locação (9)Mercado imobiliário (30)Cursos (8)

Documentação a ser exigida na locação de imóveis é o tema do módulo promovido pelo Secovi Sul/SC

Voltado para imobiliárias e locadoras de imóveis, teve início nessa segunda-feira (21) e segue até quarta-feira (23), o curso “Noções Básicas de Documentação Imobiliária Para Locação de Imóveis”. É o terceiro e último módulo de ensinamentos para empresários e demais profissionais ligados ao setor imobiliário de Criciúma e região. O ensinamento é promovido pelo Sindicato da Habitação do Sul de Santa Catarina (Secovi Sul/SC) e acontece na Associação Empresarial de Criciúma (Acic), na Próspera, das 19 horas às 22 horas.

O proprietário da Bemorar Locação e Vendas, de Criciúma, André Luiz Fernandes, conta que fez questão de participar dos três módulos e de trazer os funcionários responsáveis pelo setor de locação da empresa. Segundo ele, o conhecimento adquirido pode mudar até a dinâmica interna da Bemorar. “Passamos a ficar mais seguros no nosso trabalho, recebemos ensinamentos técnicos e jurídicos, o que é repassado aos clientes, minimizando problemas para eles e para o nosso negócio”, destaca Fernandes.

Consultor imobiliário e facilitador do curso, Edemar Zimermann reafirma a importância dos profissionais se atualizarem com as mais diversas formas de administração imobiliária. “A responsabilidade com os clientes e locatários é muito grande. O cliente não quer um atendimento padronizado, mas, sim, personalizado. Por isso, as especializações são importantes, inclusive com os ensinamentos técnicos e embasamentos legais que apresentamos neste módulo”, avalia o profissional.

Esse é o maior curso de locação em Santa Catarina oferecido no ano. De acordo com o presidente do Secovi Sul/SC, Juarez Sabino, as três imobiliárias de grande porte em Criciúma representam 90% das locações na cidade. Em contraponto, 40% dos participantes do curso são de outras empresas.

“Isso mostra como a região tem potencial, pois as demais imobiliárias continuam apostando no setor e buscando especializações, adquirindo conhecimento com o intuito de crescer”, pontua Sabino ao acrescentar que, além da cidade sede, o módulo conta com a participação de profissionais de Içara, Cocal do Sul, Urussanga e Araranguá.

Perfil do facilitador – Edemar Zimermann Junior é consultor imobiliário, especialista na Gestão Operacional de Vendas e Locação de Imóveis, especialista em Direito Imobiliário Aplicado à Gestão Empresarial (PUC-PR), graduado em Gestão de Negócios Imobiliários (PUC-PR), corretor de imóveis, avaliador imobiliário e consultor dos sindicatos em Santa Catarina e Paraná. Profissional atuante no mercado imobiliário no gerenciamento, coordenação e treinamento de equipes de angariação e avaliações imobiliárias e Instrutor de Treinamentos “InCompany”.

Mais informações sobre o curso podem ser obtidas através do telefone (48) 3437-6039 ou pelo e-mail secovicr@gmail.com.

Texto e fotos: Vanessa Amando | Partner NBCom

Atenciosamente,
Nazario & Bortot Comunicação
Assessoria de Imprensa Secovi Sul/SC


Postado em 16 de Novembro de 2016 às 14h26

Secovi Sul/SC celebra Dia do Síndico com estimulo à gestão condominial

Condomínios (14)Eventos (12)

Planejamento 2017 com cursos e capacitações também serão apresentados em jantar celebrado em Criciúma

O final do mês de novembro é marcado pela celebração do Dia do Síndico. A data oficial é em 30 de novembro, mas o Sindicato da Habitação Sul de Santa Catarina (Secovi Sul/SC), vai promover na quinta-feira próxima (24), o jantar em homenagem aos profissionais. O local será no Centro de Eventos Germano Rigo, em Criciúma.

Neste ano vai ser apresentado o calendário 2017 de ações voltadas aos síndicos, fundamentais para o bom andamento dos condomínios residenciais, sejam eles horizontais ou verticais. “Muitos não valorizam essa profissão, mas ela exige gestão, bom relacionamento interpessoal e noções de planejamento estratégico. Queremos continuar ampliando a oferta de capacitação para nossos síndicos”, afirma o presidente do Secovi Sul/SC, Juarez da Silva Sabino.

Hoje a região atendida pelo Sindicato da Habitação do Sul compreende mais de mil condomínios, cada um deles exigindo uma estrutura administrativa coordenada pelo síndico ou as administradoras ligadas a ele. “Em 2016 promovemos dois cursos exclusivos para esses profissionais. Quantidade que será maior no próximo ano” garante Sabino.

Uma preocupação para 2017 é a segurança nos condomínios. Por isso um dos cursos já confirmados terá como ministrante o ex-comandante da PMSC, hoje na reserva da Polícia Militar, Márcio José Cabral. Capacitações nas áreas de finanças e responsabilidade civil também estão programadas. “Há pelo menos 20 anos atuo como síndica, estou satisfeita de ter possibilidade de aprender e me tornar mais profissional”, vibra dona Ana Rocha, síndica do edifício Heloísa em Criciúma.

Manual do Síndico

Desde 2012 que o Secovi Sul/SC também se preocupa em levar informação técnica de qualidade a categoria com a distribuição do Manual do Síndico. Esse ano a entidade fez uma nova impressão do periódico em grande quantidade que já está sendo distribuído gratuitamente em todos os condomínios e administradoras associados ao Secovi.

Jantar Solidário

Os convidados a participar do jantar do Dia do Síndico vão ter a oportunidade de ajudar as crianças da região a terem um final de ano mais feliz. Brinquedos em bom estado poderão ser entregues logo na entrada e serão doados para instituições beneficentes que se encarregarão da distribuição próximo do Natal.

Algumas funções do síndico no condomínio

O síndico tem a função de promover a gestão interna do condomínio, como:

- Manter um quadro de funcionários que garanta a segurança e limpeza do condomínio;

- Se forem funcionários contratados, manter o registro dos funcionários dentro do que determina a lei e a Convenção coletiva de trabalho da categoria, checar a idoneidade e segurança da empresa à ser contratada.

- Escolher através de cotações as empresas prestadoras de serviço (terceiros) sempre que possível com o acompanhamento do Subsíndico e Conselho.

- Chamar de acordo com a Convenção Condominial Assembleias Gerais Ordinárias e Extraordinárias

- Renovar anualmente o Seguro Obrigatório do Edifício além dos demais itens como limpeza da Caixa D´água, dedetização das áreas comuns e recarga de extintores.

- Renovação de documentação de Vistoria do Corpo de Bombeiros na periodicidade exigida por lei.

- Atender as necessidades e expectativas dos condôminos sempre que possível.

- Acompanhar e dar satisfação da situação dos inadimplentes aos demais condôminos

- Representar o condomínio sempre que necessário em juízo, tanto na esfera penal como na esfera civil.

----
Texto e fotos: Douglas Nazario | NBCom
Mais informações: Juarez da Silva Sabino / Presidente Secovi Sul/SC
(48) 99783571

Atenciosamente,
Nazario & Bortot Comunicação
Assessoria de Imprensa Secovi Sul/SC


Postado em 14 de Novembro de 2016 às 14h36

Curso aborda documentação a ser exigida na locação de imóveis

Locação (9)Mercado imobiliário (30)

Profissionais do ramo imobiliário de Criciúma e região podem participar da capacitação promovida pelo Secovi Sul/SC

Nos próximos dias 21, 22 e 23, o Sindicato da Habitação do Sul de Santa Catarina (Secovi Sul/SC) promove o curso “Noções Básicas de Documentação Imobiliária Para Locação de Imóveis”, terceiro e último módulo de ensinamentos direcionados à imobiliárias e locadores de imóveis de Criciúma e região. O foco é o patrimônio do proprietário, os cuidados com os bens que serão alugados, como explica o facilitador do curso, Edemar Zimermann, consultor dos sindicatos em Santa Catarina e Paraná.

“Como gestora desse bem, a imobiliária deve se certificar de que está tudo certo para que ele seja locado. E, como ela não conhece o interessado, também é muito importante verificar se ele está apto para alugar o imóvel”, adianta Zimmerman ao exemplificar que devem ser checados dois pontos principais: primeiro, os documentos e condições do imóvel, se ele pode entrar na cartela de imóveis da imobiliária; depois, os documentos do locatário, se ele apresenta os requisitos necessários para locar um imóvel com segurança para ambas as partes envolvidas.

O presidente do Secovi Sul/SC, Juarez Sabino, lembra que o mercado imobiliário nacional sofreu uma queda nos últimos anos, mas já reage melhor e busca recuperar a estabilidade tanto para quem investe no setor, como para quem trabalha nele. Prova disso é a volta do equilíbrio na demanda, ou seja, a equiparação entre oferta e procura de bens imóveis para venda e locação. No setor de locação, inclusive, as imobiliárias e os profissionais buscam cada vez mais aperfeiçoamento para satisfazer e fidelizar locadores e locatários.

“O mercado imobiliário em Criciúma é muito forte, a procura sempre foi grande. Ele caiu, claro, mas não zerou, continuou girando. Com a queda, muita gente abandonou o setor também, mas permaneceram aqueles profissionais diferenciados. Quem se recicla e faz o diferente para atrair clientes sempre terá destaque, mesmo em períodos de crise”, avalia. O presidente acrescenta que esse é um dos intuitos dos cursos promovidos pelo Secovi Sul/SC, possibilitar a capacitação dos profissionais, o que reflete diretamente na satisfação dos clientes e crescimento do mercado.

Perfil do facilitador – Edemar Zimermann Junior é consultor imobiliário, especialista na Gestão Operacional de Vendas e Locação de Imóveis, especialista em Direito Imobiliário Aplicado à Gestão Empresarial (PUC-PR), graduado em Gestão de Negócios Imobiliários (PUC-PR), corretor de imóveis e avaliador imobiliário. Profissional atuante no mercado imobiliário no gerenciamento, coordenação e treinamento de equipes de angariação e avaliações imobiliárias e Instrutor de Treinamentos InCompany.

Serviço

O que: Curso “Noções Básicas de Documentação Imobiliária Para Locação de Imóveis”

Quando: 21, 22 e 23 de novembro, das 19 horas às 22 horas.

Onde: Associação Empresarial de Criciúma (Acic), 1° andar, auditório 102

Mais informações podem ser obtidas através do telefone (48) 3437-6039 ou pelo e-mail secovicr@gmail.com.

Texto: Vanessa Amando | Partner NBCom
Arquivo fotos: Secovi Sul/SC