NOTÍCIAS

Postado em 11 de Novembro de 2016 às 14h29

Presidentes estaduais se reúnem em Criciúma

Institucional (33)Mercado imobiliário (30)

Encontro entre representantes dos Secovis de Santa Catarina tratou de assuntos relacionados à habitação

Presidentes dos Secovis de Santa Catarina estiveram reunidos em Criciúma, na última semana, para a discussão de assuntos relevantes à habitação no estado. O encontro, realizado trimestralmente, aconteceu na sede do sindicato patronal, na Acic. Além do município sede, estavam representados Joinville, Florianópolis, Blumenau, Chapecó e Balneário Camboriú.

Entre os temas abordados, destaque para a denúncia em trâmite na Corregedoria do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) sobre cobrança indevida por parte dos serviços cartorários em Criciúma. O questionamento encampado em junho de 2016 pelo Secovi Sul/SC visa tirar do usuário o encargo do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS).

“São nessas reuniões que discutimos aquilo que realmente pode mudar a vida das pessoas no que diz respeito ao setor da habitação. Exemplos que dão certo em uma região podem e devem ser aplicados em outras, sempre priorizando proteger o consumidor”, enfatiza Juarez da Silva Sabino, presidente do Secovi Sul/SC.

Foi abordado também o tema da portaria 160 da Caixa Econômica Federal, que discorre sobre modificações no modelo de construção de casas geminadas. O presidente do Secovi Norte/SC, Jorge Arnaldo Laureano, trouxe o alerta em face das dificuldades vividas pelo setor na região de Joinville. “Se for aprovada, a portaria resultará em maior dificuldade na realização dessas construções. Vai impossibilitar inclusive que pequenas construtoras e incorporadoras, e até pessoas físicas possam erguer tais imóveis. É um prejuízo para todo o mercado imobiliário”, reflete Laureano.

Como a portaria passa a ser exigida a partir de janeiro de 2017, os presidentes e representantes dos Secovis definiram que vão unir forças para tentar derrubar a portaria 160 da (CEF) via ação jurídica e política, junto a deputados federais e senadores.

A discussão do projeto de um selo para qualidade imobiliária e condominial finalizou o encontro. Os Secovis de Santa Catarina planejam um sistema que afere qualidade no serviço prestado. O Programa de Qualidade Imobiliária (PQI), para 2017, terá parceria da Fecomércio e Senac.

“Temos que buscar a excelência no segmento da habitação. Ainda existe desunião no setor, mas já estamos em um nível onde a maioria deseja a qualidade”, explica Soraia Vasselai, Presidente do Secovi Blumenau.

Mais informações: Juarez da Silva Sabino | Presidente Secovi Sul/SC (48) 99978.3571

Att,

Douglas Nazario/NBCom


Postado em 19 de Outubro de 2016 às 09h36

Serviços relacionados à habitação concentrados em novo portal

Institucional (33)

Site lançado pelo Secovi Sul/SC reúne informações do setor para auxiliar a população

Com objetivo de atender às necessidades da população e das categorias representadas, o Sindicado da Habitação do Sul de Santa Catarina (Secovi Sul/SC) lançou, nesta terça-feira (18), o Portal Oficial da Habitação. O website oferece soluções, serviços diversos nas áreas educacionais, jurídicas e condominiais, bem como informações sobre variações de índices e custos (CUB, INPC, IGPM, INCC e IPCA).


“Melhorias na comunicação interna e externa integram a reestruturação organizacional do Secovi Sul/SC. Temos certeza que esse site será uma importante ferramenta de consulta para nossos parceiros, empresas associadas, bem como para a população em geral”, afirma o presidente Juarez da Silva Sabino.

Através do portal, a população também terá acesso às capacitações oferecidas pela entidade. O curso Noções Básicas de Documentação Imobiliária para Locação de Imóveis, por exemplo, já está com inscrições abertas. O facilitador será o professor Edemar Zimermann, de Curitiba, entre os dias 21 e 23 de novembro.

“Uma das características do Secovi é promover capacitação para seus associados e estender esse aprendizado para toda a comunidade. No link específico todos terão informações sobre o tema abordado e como podem participar”, explica Sabino.

Acessando o www.secovisulsc.com.br também será possível tirar dúvidas sobre atendimento personalizado para conflitos em condomínios, negociações trabalhistas com os sindicatos dos empregados, publicação de Manual do Síndico, além de parcerias e convênios com outras entidades.

Portal Chave Fácil

Outro diferencial do site é facilitar o acesso a outras ferramentas disponibilizadas pelos Secovis estadual e nacional, como o Portal Chave Fácil. Desenvolvido por especialistas no mercado imobiliário, tem como objetivo divulgar as carteiras de imóveis das imobiliárias para o público em geral.

A busca é pela internet, por meio do site ou aplicativo, e reúne ofertas de Secovis de 11 estados brasileiros. Além de comprar ou alugar, ainda há ferramentas exclusivas para pesquisar, organizar, comparar, compartilhar e avaliar antes de fechar o melhor negócio.


O Secovi Sul/SC

A entidade representa toda a cadeia do setor imobiliário e condominial nos 31 municípios do Sul de Santa Catarina. São incorporadoras; empresas loteadoras; empresas de compra e venda; administradoras de condomínios; administradoras de bens; imobiliárias; condomínios residenciais, comerciais e mistos; além de shoppings centers, sendo a maior entidade representativa do setor imobiliário no Sul. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (48) 3437-6039.

Nazario & Bortot Comunicação
Assessoria de Imprensa Secovi Sul/SC


Postado em 10 de Outubro de 2016 às 09h05

Secovi questiona cobrança de ISS por cartórios de Criciúma

Institucional (33)

Entidade entende que cobrança repassada à população é indevida e pedido de informações foi enviado à justiça

Uma denúncia em trâmite na Corregedoria do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) leva à tona uma recente cobrança incluída aos serviços cartorários em Criciúma. O questionamento encampado em junho de 2016 pelo Sindicato da Habitação do Sul de Santa Catarina (Secovi Sul/SC) visa tirar do usuário o encargo do Imposto sobre Serviços (ISS).

A taxação passou a ser acrescentada aos documentos emitidos no início do ano baseada em uma interpretação da Lei Complementar nº 175 de 2015. O artigo 2º determina que os tabeliães, escrivães e registradores devem destacar no comprovante de pagamento dado ao usuário o ISS devido sobre os serviços prestados, cujo valor não integra o preço do serviço, fixado em lei, para nenhum efeito.

O entendimento dos responsáveis pelo cartório é considerado equivocado pelo sindicato. “O ISS consiste em um tributo municipal pago pelo prestador de serviço, não pelo cliente, como os cartórios vêm fazendo. Esses valores podem ser vistos no próprio cupom fiscal emitido depois do pagamento de um serviço”, indica o assessor jurídico do Secovi Sul/SC, Alexsandro Macedo Vieira.

A Corregedoria não se manifestou quanto ao prazo de apuração e deliberação sobre a validade ou não da denúncia. O Secovi Sul/SC sustenta que o cartório deve deduzir o valor do imposto do total cobrado pelo serviço, que possui tabelamento regulamentado, em vez de somar ao montante pago pelo usuário. “Essa cobrança tira do bolso de toda a sociedade que utiliza as serventias oficiais, uma transferência de uma responsabilidade genuína dos prestadores de serviço”, aponta o presidente do sindicato, Juarez Sabino.

Os documentos requisitados no transcorrer das transferências imobiliárias geram a maior parte do faturamento dos cartórios, pontua Sabino, o que motiva o sindicato a pleitear a revogação da cobrança excedente de 5% referentes ao ISS. “A grande maioria dos valores do tributo fica na casa dos centavos, porém há documentos de valor alto em transferências e incorporações que no nosso entendimento estão sendo cobrados indevidamente dos nossos associados, clientes e, frisamos, toda a população”, enaltece.

Nazario & Bortot Comunicação
Assessoria de Imprensa Secovi Sul/SC
Texto: João Pedro Alves | Jornalista | Partner NBCom


Postado em 22 de Setembro de 2016 às 15h42

Vendedores de sucesso precisam ser excelentes ouvintes, aponta especialista

Vendas (12)Mercado imobiliário (30)Cursos (8)

Luiz Mazanek ministra primeiro curso de técnicas de vendas voltado ao mercado imobiliário da região

O avanço da concorrência e da quantidade de canais de informação impõe a necessidade cada vez maior de qualificação do mercado imobiliário. Ao encontro desse objetivo, cerca de 80 profissionais participam do primeiro curso de técnicas de vendas, específico ao setor, promovido em Criciúma. O economista e professor Luiz Mazanek coordena as duas noites de aprendizado, nesta segunda (8) e terça-feira (9), na Acic.

Algumas características de um profissional de vendas de sucesso mudaram nos últimos tempos, acredita Mazanek. “Antigamente, a associação comum da imagem do bom vendedor era aos profissionais que falam bastante. Hoje, os melhores vendedores são aqueles que sabem fazer as perguntas certas para o cliente dizer o que deseja”, observa.

O curso Técnicas de Fechamento de Vendas Imobiliárias é promovido pelo Sindicato da Habitação do Sul de Santa Catarina (Secovi Sul) com o propósito de atender as necessidades dos clientes desse setor. “O cliente pode mudar o desejo, mas nunca a necessidade. Entendendo o processo de decisão da compra, comportamentos e com o conhecimento das técnicas para concretizar a negociação, o corretor vai melhorar os resultados e terá menor desperdício de tempo, esforço e comprometimento em negociações”, frisa o economista.

Diante da facilidade de encontrar as ofertas e o nível de exigência crescente por parte dos compradores, a profissionalização das técnicas de vendas se faz essencial para o setor, enaltece o presidente do Secovi Sul/SC, Juarez Sabino. “Os clientes estão cada vez mais informados sobre os imóveis disponibilizados pelas empresas. Como sindicato, temos o propósito de preparar os corretores para que ofereçam as condições para garantir a satisfação dos clientes”, salienta.

Texto: João Pedro Alves/ Partner Nazario & Bortot Comunicação