NOTÍCIAS

Postado em 11 de Novembro de 2016 às 14h29

Presidentes estaduais se reúnem em Criciúma

Institucional (33)Mercado imobiliário (30)

Encontro entre representantes dos Secovis de Santa Catarina tratou de assuntos relacionados à habitação

Presidentes dos Secovis de Santa Catarina estiveram reunidos em Criciúma, na última semana, para a discussão de assuntos relevantes à habitação no estado. O encontro, realizado trimestralmente, aconteceu na sede do sindicato patronal, na Acic. Além do município sede, estavam representados Joinville, Florianópolis, Blumenau, Chapecó e Balneário Camboriú.

Entre os temas abordados, destaque para a denúncia em trâmite na Corregedoria do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) sobre cobrança indevida por parte dos serviços cartorários em Criciúma. O questionamento encampado em junho de 2016 pelo Secovi Sul/SC visa tirar do usuário o encargo do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS).

“São nessas reuniões que discutimos aquilo que realmente pode mudar a vida das pessoas no que diz respeito ao setor da habitação. Exemplos que dão certo em uma região podem e devem ser aplicados em outras, sempre priorizando proteger o consumidor”, enfatiza Juarez da Silva Sabino, presidente do Secovi Sul/SC.

Foi abordado também o tema da portaria 160 da Caixa Econômica Federal, que discorre sobre modificações no modelo de construção de casas geminadas. O presidente do Secovi Norte/SC, Jorge Arnaldo Laureano, trouxe o alerta em face das dificuldades vividas pelo setor na região de Joinville. “Se for aprovada, a portaria resultará em maior dificuldade na realização dessas construções. Vai impossibilitar inclusive que pequenas construtoras e incorporadoras, e até pessoas físicas possam erguer tais imóveis. É um prejuízo para todo o mercado imobiliário”, reflete Laureano.

Como a portaria passa a ser exigida a partir de janeiro de 2017, os presidentes e representantes dos Secovis definiram que vão unir forças para tentar derrubar a portaria 160 da (CEF) via ação jurídica e política, junto a deputados federais e senadores.

A discussão do projeto de um selo para qualidade imobiliária e condominial finalizou o encontro. Os Secovis de Santa Catarina planejam um sistema que afere qualidade no serviço prestado. O Programa de Qualidade Imobiliária (PQI), para 2017, terá parceria da Fecomércio e Senac.

“Temos que buscar a excelência no segmento da habitação. Ainda existe desunião no setor, mas já estamos em um nível onde a maioria deseja a qualidade”, explica Soraia Vasselai, Presidente do Secovi Blumenau.

Mais informações: Juarez da Silva Sabino | Presidente Secovi Sul/SC (48) 99978.3571

Att,

Douglas Nazario/NBCom

Veja também

Negociações Coletivas de Trabalho - 2017/201819/05/17 Em nome do Presidente do SECOVI-SUL/SC, Sr. Juarez da Silva Sabino, vimos informar que ainda estamos em processo de negociação com as entidades profissionais. Para aqueles que precisam elaborar a folha de pagamento, competência maio/2017 e não tem condições de aguardar o fechamento dessas negociações, SUGERIMOS conceder, a título de......

Voltar para NOTÍCIAS