NOTÍCIAS

Postado em 24 de Janeiro de 2017 às 16h00

Cai o número de imóveis alugados durante a temporada

Vendas (12)Locação (9)Mercado imobiliário (30)

Crise financeira fez a oferta crescer, mas a procura diminuir cerca de 20%

Entre tantos setores que foram prejudicados pela crise econômica nacional está o imobiliário. Tanto as vendas como os alugueis caíram consideravelmente no último ano e não está sendo diferente durante a temporada de verão. Nessa época, costumava ser grande a expectativa com os imóveis localizados no litoral Sul catarinense, mas, dessa vez, muitos permanecem fechados ou foram negociados abaixo do valor para fechar negócio.

O diretor de locações de temporada do Sindicato da Habitação do Sul de Santa Catarina (Secovi Sul/SC), Duda Mondardo, estima que agora houve uma queda de cerca de 20% na locação de imóveis no Balneário Rincão, por exemplo, quando comparado com o mesmo período da temporada 2015/2016. “Isso que a última temporada já não foi das melhores, se compararmos com as anteriores”, lembra Mondardo.

Ele destaca que, quando há uma crise financeira, o primeiro imóvel afetado é aquele considerado secundário, usado para o lazer, como as casas de praia e os sítios. Em contrapartida, quando o mercado reage, normalmente o último imóvel a valorizar também é o de temporada.

“O mercado de locações é muito sensível. Tudo indicava que seria uma boa temporada, as estradas estão melhores, a BR-101 foi duplicada, a temporada será estendida porque o Carnaval é praticamente no fim de fevereiro, além de ser um Verão bem definido, com muito calor, mas a reação não foi positiva por conta da crise nacional, as pessoas estão mais seguras com o seu dinheiro”, frisa.

De acordo com o presidente do Sindicato, Juarez Sabino, é por causa dessa segurança que a oferta de imóveis aumentou de 30% a 40% em relação às temporadas anteriores, já que muitos proprietários também optaram por não veranear e colocaram suas casas e apartamentos para venda ou locação.

“Isso é natural no mercado, é uma realidade de todo o litoral brasileiro”, explica Sabino. Os fatores positivos, segundo ele, são que o setor conseguiu se moldar e, mesmo diante dessas condições, muitos negócios foram fechados. O segundo ponto é que, para 2017/18, há uma expectativa de que o mercado volte valorizado e as vendas sejam melhores, com chance de crescimento de até 20% em relação ao período atual. “O número de turistas nas praias de Santa Catarina também vem aumentando, o que possibilita maior oferta e procura”, finaliza o presidente.

Texto: Vanessa Amando | Partner NBCom

Foto: Divulgação / Cortesia Duda Imóveis

Veja também

Corretores de imóveis comemoram 54 anos da legalização profissional no Brasil27/08/16 Data da promulgação da antiga Lei transformou 27 de agosto no Dia Nacional do Corretor de Imóveis Atividade secular, porém reconhecida pela primeira vez como profissão em termos legais há 54 anos, os corretores de imóveis constituem um pilar do mercado da habitação. A relevância desse segmento se confirma no contingente superior a 650......

Voltar para NOTÍCIAS